
08 nov Como orientar os estímulos e processos criativos nas crianças
A primeira infância, que ocorre de 0 até os 6 anos de idade, é uma das fases mais importantes para o desenvolvimento da criança e, inclusive é responsável por boa parte da formação do futuro adulto. Esse é o período onde o cérebro humano desenvolve a maioria das ligações neuronais, sendo determinante para o avanço da capacidade cognitiva e a sociabilidade do indivíduo.
Segundo o Ministério da Saúde, os cuidados com a criança nos primeiros anos de vida e a estimulação precoce exercem uma função importante no desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Existem várias formas de realizar esse trabalho, como a educação e a inserção dos pequenos nos processos lúdicos como músicas, leitura de contos infantis, pinturas, desenhos animados, brincadeiras de faz de conta, entre outros.
Qual o momento certo de começar?
Muitos pais ainda têm dúvidas sobre qual o momento certo de inserir determinadas atividades e como incorporar conteúdos e brincadeiras educativas na rotina dos pequenos. A mãe e psicóloga Aline Querido, ressalta a importância de explorar essa fase da forma correta. “Na primeira infância, a criança é muito corporal e sensorial, os estímulos sonoros, visuais e sinestésicos são de grande efeito. Cores, sons, cheiros, texturas e músicas são excelentes recursos que podem ser usados no dia a dia dela e durante seus processos educativos. ” Segundo a especialista, a criança é naturalmente criativa e reforçar essa potencialidade é muito importante, lembrando sempre de respeitar seu momento de descanso, para que a ela tenha um desenvolvimento equilibrado e saudável.
Os estímulos visuais e auditivos são sentidos pelo bebê a desde o ventre da mãe, por isso a importância de inserir esses processos de forma gradativa e controlada. Aline explica como fazer isso da forma correta. “É muito importante ter cuidado e atenção aos tipos e formas de exposição do bebê aos estímulos. Não é recomendado submetê-los a barulhos muito altos e os desenhos animados devem começar a ser introduzidos somente após os seis meses, ou quando o bebê já conseguir sentar sozinho. Dê preferência aos vídeos curtos e bem musicalizados, para que a criança consiga aproveitar o conteúdo melhor. ”
Escolhas livres e criativas
Essa é a fase das experimentações, as crianças precisam explorar as coisas ao seu redor de forma segura e saudável, para que possa saber e entender aquilo que ela gosta e aquilo que ela não gosta. Segundo a especialista, os pais não precisam se preocupar em categorizar as brincadeiras, os pequenos só precisam de liberdade para brincar. “Brincadeira não tem gênero. Brincar de maneira livre e criativa dá a oportunidade para a criança desenvolver suas potencialidades e perceber o mundo que está inserida. Os estímulos criativos devem abranger todos aspectos diferenciados, justamente para dar a criança uma abertura maior de conhecimento. ”
O estímulo da criatividade nos pequenos, possibilitam o desenvolvimento de um repertório muito maior. Quanto mais criativa, mais recursos ela terá disponíveis e consequentemente maior a riqueza argumentativa e aprimoramento de seu vocabulário e intelecto.

Aline Querido
Mãe e Psicóloga
Formada desde 2007 pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Especialista em Psicologia Comportamental na área clínica com formação em Programação Neurolinguística e Coach.
Facebook: facebook.com/alinekerido
E-mail: alinekerido@gmail.com.br
NÃO HÁ COMENTÁRIOS